O que é silicone?
Silicone é uma borracha com várias durezas, cores e utilidades.
Por que tem cores diferentes?
As cores servem somente para identificar a dureza. Dependendo do fabricante, o silicone mais duro é o branco, enquanto de outros o branco é o mais macio. Ao comprar o silicone, devemos identificar a dureza adequada para o tipo de peça que vamos copiar, sem se preocupar com a cor.
Qual o melhor?
O modelo que vamos copiar é que vai indicar qual o melhor silicone, baseado na dureza especifica para uma determinada finalidade.
Como escolher?
Independente do tamanho da peça, devemos seguir esta regra: peças com muita textura, com movimentos sinuosos que formam pontos de retenção, usar o silicone mais macio e peças com áreas bem lisas que tenham só um lado trabalhado, usar silicone mais duro.
Como fazer?
Na hora que confeccionar uma forma de silicone, temos que analisar o modelo e verificar todos os detalhes para saber qual o melhor silicone e a melhor técnica.
Moldes inifacias: essa técnica é usada quando nosso modelo tem só um lado trabalhado.Ex: Porta retratos, sabonetes, imãs de geladeira, placas decorativas etc...
Moldes bipartidos: são moldes abertos em duas partes e utilizados para modelos tridimencionais. Ex: estatuetas, frutas, bolas carros etc...
Em alguns casos, para dar melhor saída na peça, partimos o molde em três ou quatro partes.
O molde de silicone é o negativo do modelo que estamos copiando, portanto, é nossa ferramenta de produção e quanto mais perfeito, maior durabilidade e mais facilidade na produção.
A peça tem que sair do molde com muita facilidade. O silicone não pode ficar sendo apertado, torcido, puxado etc.
O nosso modelo pode ser de qualquer material. O modelo é a nossa peça matriz e tem que ser guardado e preservado. Devido à retenção do silicone, não é aconselhável tirar cópias de copias, pois a peça vai diminuindo.
Alguns tipos de silicones, tem mais retração que outros mas, normalmente, os mais macios tem mais retração que os duros..
Em casos de copias em peças técnicas, na hora de construir o modelo, já temos que saber o tipo de silicone que deve ser utilizado e quanto ele terá de retração, para se deixar o modelo proporcionalmente maior.Ex: a tampa de um pote, se não contarmos com a retração, na copia a tampa pode não encaixar direito.
O modelo pode ser criado em qualquer tipo de material.Ex.: podemos tirar copia de madeira, argila, gesso, cimento, resina, plásticos etc.e também modelos da própria natureza como: frutas, pães, conchas,verduras etc.
No momento de escolha do modelo, também temos que definir o desmoldante. Em peças de material poroso, como madeira, gesso, argila etc, devemos usar vaselina sólida como desmoldante e em peças de material não poroso, usar vaselina líquida.
O silicone tem um alto poder de definição e pode copiar ate a nossa impressão digital, portanto, as vaselinas líquidas ou sólidas, além de atuar como desmoldante também servem como agente de limpeza, tirando marcas que possam comprometer a qualidade do molde.
O silicone é um produto auto desmoldante e foi feito para não grudar em nada, mas, quando tiramos moldes de peças de vidro, temos que ter um cuidado a mais porque, assim como o vidro, o silicone também vem da sílica e, nesse caso, o silicone gruda tanto que o trabalho pode ser perdido. Para que isso não aconteça, temos que isolar o vidro, passando uma demão de tinta ou usar um produto conhecido como ÁLCOOL POLIVINÍCULO OU ÁLCOOL P.V.A. Para remover a tinta do vidro, passar solvente e para o álcool, lavar em água corrente.